Sobre nós

Minha foto
Oi,nós fazemos parte do projeto juventude para Jesus, ou PJJ, da cidade de Aracati. Esse projeto que se iniciou há algum tempo, tem como intuito principal a evangelização dos jovens, existimos para levar ao jovem de hoje, ferido e maltratado pelo mundo, a alegria, a euforia própria da juventude, a verdadeira felicidade, a que não passa nunca, a de ter a juventude consagrada á Deus, porque a maior alegria de um jovem, é ser todo de Deus!Queremos gastar os nossos dias, nossa juventude, na alegria de servir e evangelizar!Shalom

#EufaçopartedageraçãoJPII

Queremos dedicar aqui no nosso blog esse pequeno espaço para apresentar a vocês o nosso amigo, intercessor, que tanto nos amou, jovens, e nos ama, e á quem nós tanto amamos, o Beato Papa João Paulo II, o Santo do nosso tempo. Esse homem que cativou a tantos jovens do mundo inteiro, cuja oferta de vida alcançou as nossas vidas, cuja santidade alcança as nossas vidas!
Eu faço parte da geração JP II!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

E a sua vocação, qual é?

Nós te apresentamos aqui alguns passos para que você possa encontrar a sua vocação, não é uma fórmula mágica, mas ajudará você, se o fizer com fé.

Discernimento Vocacional 

1. Oração

“Senhor, o que queres que eu faça?” At 22, 10

Entenda que você deve estar aberto á ouvir a vontade de Deus e que ela pode não ser igual a sua. Não é o plano que você tem para sua vida, mas sim o projeto de amizade que Jesus lhe propõe e lhe convida a realizar.
Se quiser descobrir sua vocação, conversa com Jesus. Só mediante a oração poderás encontrar o que Deus quer de você.

2. Percepção

“Havia em meu coração algo como fogo ardente, aceso em meus ossos e embora fizesse esforços para afogá-lo, não podia”. Jr 20, 9

Olha para tua história: Por qual caminho Deus te levou? Quais foram os acontecimentos mais importantes de sua vida? De que maneira Deus esteve presente ou ausente neles? Que pessoas concretas foram significativas para você? Por quê? Contempla o futuro: que sentes ao pensar na possibilidade de consagrar sua vida a Deus? Tens somente uma vida, que queres fazer com ela?
Tem cuidado em discernir se sua inquietude e a atração que sentes são signos de uma verdadeira vocação consagrada ou são manifestações de que Deus quer que intensifiques sua vida cristã como leigo, ou ainda como um leigo consagrado!
Ao dar este passo poderás dizer: “Talvez Deus esteja me chamando...” “Sinto a inquietude de consagrar minha vida a Deus”.

3. Informação

“Vejam como é o país e seus habitantes, se são fortes ou fracos, poucos ou muitos; como é a terra, boa ou ruim; como são as cidades que habitam, de tendas ou com muros; como é a terra, fértil ou estéril; com vegetação ou seca”. Nm 13, 18-20

Os caminhos para realizar a vocação consagrada são múltiplos. Não basta querer entregar sua vida a Deus e desejar dedicar-se ao serviço de seus irmãos. É necessário saber onde Deus quer que você O sirva.
Para descobrir seu lugar na Igreja é conveniente que conheças as distintas vocações. Informe-se sobre as congregações, a espiritualidade de cada uma.  Conhece quem são os principais destinatários de seu apostolado: jovens, pobres, sacerdotes, enfermos, crianças, seminários, pessoas maiores, etc. Talvez na primeira que conhecer já não precise buscar mais, pois Deus inflamará tanto teu coração que saberás que ali é teu lugar.
Mesmo que ordinariamente quando se experimenta a inquietude vocacional se sente também a atração por uma ‘vocação específica’, vale a pena dedicar algumas horas para informar-se mais profundamente sobre essa vocação como também sobre outras. Ao dar este passo poderás dizer: “Me atrai a espiritualidade, o estilo de vida e o apostolado desta congregação”. “Possivelmente Deus está chamando-me a ingressar nela”.

4. Reflexão

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” Lc 14, 28-30

A vocação é uma longa caminhada, e é para toda a vida! Por isso você não pode assumi-la sem antes haver refletido seriamente sobre você e sobre a vida que pretendes abraçar.
Descobre quais são suas capacidades e limitações. Não pensa se poderás viver as exigências que implica a vocação, pois se Deus te escolheu para ela, certamente te dará a graça para vivê-la.  Ele quer que utilize sua inteligência para buscar sua vocação. Com a luz do Espírito Santo poderás descobrir o que Deus quer de você.
Ao decifrar estes sinais poderá ter certeza de seu chamado.
Ao dar este passo poderás dizer: “Creio que Jesus me chama”. “Creio que, com a ajuda do Espírito Santo, poderei responder”.

5. Decisão

“Te seguirei para onde quer que vás” Lc 9, 57

Descoberto o que Deus quer de ti, decida-se a segui-Lo.
Sentirás medo. Não encarar a decisão equivale a desperdiçar sua vida.
Para iniciar o caminho da vocação não espere ter certeza absoluta de que Deus lhe chama (“o contrato assinado”). A decisão é um passo na fé; num ato de confiança em seu amigo Jesus.
Ao dar este passo poderás dizer: “Quero consagrar minha vida a Deus no serviço de meus irmãos”.

6. Ação

“Jesus chamou-os. Mt 4, 21-22

Uma vez tomada a decisão, abandone-se! No se deixe vencer pelo medo; abandone-se sem medo.
Com sua decisão você comprometeu todos os momentos posteriores; no futuro busque como ser fiel. A única maneira de realizar o projeto de Deus é a fidelidade de cada dia.

7. Orientação Espiritual

“Levanta-te, vai a Damasco e lá te será dito tudo o que deves fazer”. At 22,10

A orientação espiritual não é, na realidade, mais um passo no processo de discernimento vocacional; é um recurso que podes aproveitar em cada um dos passos anteriores.

O orientador espiritual lhe motivará a orar e a perceber os sinais da vontade de Deus; lhe indicará aonde obter a informação e lhe ajudará a refletir. No momento da decisão se afastará de você para que você, frente a Jesus, livremente respondas ao Seu chamado. Sua oração e sacrifício por você alcançarão do Espírito Santo, a luz para descobrir sua vocação e a força para segui-la.
É fácil fazer-se ilusões: você poderia acreditar que é um chamado de Deus o que talvez seja só um desejo seu, ou bem poderia pensar que você não tem vocação quando na realidade Deus está lhe chamando. Busque Deus, Ele jamais deixa um filho que lhe chama sem resposta.

No fim, você poderá dizer: Obrigado, Senhor, por me teres escolhido! E verás que não há alegria maior e plena do que deixar a vontade de Deus guiar e moldar sua vida!
Deus te abençoe!

Nenhum comentário: