Sobre nós

Minha foto
Oi,nós fazemos parte do projeto juventude para Jesus, ou PJJ, da cidade de Aracati. Esse projeto que se iniciou há algum tempo, tem como intuito principal a evangelização dos jovens, existimos para levar ao jovem de hoje, ferido e maltratado pelo mundo, a alegria, a euforia própria da juventude, a verdadeira felicidade, a que não passa nunca, a de ter a juventude consagrada á Deus, porque a maior alegria de um jovem, é ser todo de Deus!Queremos gastar os nossos dias, nossa juventude, na alegria de servir e evangelizar!Shalom

#EufaçopartedageraçãoJPII

Queremos dedicar aqui no nosso blog esse pequeno espaço para apresentar a vocês o nosso amigo, intercessor, que tanto nos amou, jovens, e nos ama, e á quem nós tanto amamos, o Beato Papa João Paulo II, o Santo do nosso tempo. Esse homem que cativou a tantos jovens do mundo inteiro, cuja oferta de vida alcançou as nossas vidas, cuja santidade alcança as nossas vidas!
Eu faço parte da geração JP II!!!

domingo, 26 de junho de 2011

É próprio do amor abaixar-se

De fato, finalmente, compreendo agora as sábias palavras do nosso fundador, Moysés Azevedo, quando afirma que “o novo que Deus quer realizar em nós é um novo baseado na pobreza”. Acho que posso começar assim este pequeno testemunho da experiência que tivemos – Dilma, Ediône, João e Ana Rita – ao realizar as nossas visitas de evangelização na missão de Chaves.
Depois de caminharmos mais de duas horas a pé, atravessando igarapé com água na cintura, sem termos a menor experiência, finalmente chegamos à casa de D. Iolanda, conhecida por todos como D. Mulata. Surpreendeu-nos o acolhimento, a alegria e a atenção com que esta senhora, analfabeta, de 84 anos, recebeu-nos.
Quando fomos nos aproximando, ela gritou da janela: “Que alegria! Shalom na minha casa! Pensava que iria morrer e não veria mais vocês”. Ficamos espantados com a maneira como ela nos conhecia, pois era a primeira vez que íamos a sua casa.
Depois, outra surpresa: Ela pegou a melhor água que tinha na sua casa para lavar os nossos pés e fez questão, ela mesma, de lavar os pés de cada um. Foi uma experiência muito forte, sentíamo-nos como os apóstolos que, constrangidos, tiveram os pés lavados pelo Mestre. Estávamos simplesmente vivendo João 13.
Logo em seguida, ela começou a mostrar-nos a sua casa, um enorme vão sem divisórias. Iniciou pela parte mais importante: o oratório, onde, além do crucifixo e de outras imagens, estava pendurado também o rádio, pelo qual ela acompanhava a Santa Missa.
A partir disso, ela começou a perguntar por cada irmão da Comunidade que havia passado pela sua casa. A cada nome, o nosso coração se enchia de alegria. Queria ter notícias de cada um, Jacqueline, Marcelo, Ana Edite e Nicodemos. D. Iolanda até sabia que Nicodemos tinha uma noiva na época. Que memória maravilhosa!
Orientados pela sua filha para que, se quiséssemos chegar até a última casa, precisaríamos apressar-nos por causa da maré. Deixamos os nossos pertences e partimos rumo ao nosso objetivo.
Antes, porém, quando dissemos que ela não precisava preocupar-se com o nosso almoço porque tínhamos levado nossas marmitas, ela, ofendida, respondeu: “mas, vocês não vão comer da minha comida? De jeito nenhum, eu faço questão de preparar o almoço para vocês!” Então, concordamos e partimos.
Ao retornarmos, havia um grande banquete esperando-nos: mesa posta, com o cardápio composto de camarão no bafo, macarronada, feijão, peixe frito, arroz e suco de fruta. Depois do almoço, preparou uma rede para cada um, para descansarmos um pouco, antes do longo percurso de volta e fez a seguinte observação: “As redes estão velhinhas, mas estão bem limpinhas”. Deitamos, cada um numa rede, e ela, talvez por falta de outra, deitou-se no chão. E, dali, conversou muito tempo conosco.
Finalmente, chegou a hora da despedida e começamos a agradecer pela acolhida, pelo almoço e pelas redes. Mais uma vez, ela respondeu: “Não agradeçam, fiz o meu dever!”
Depois disso, ficamos sem respostas, mas tínhamos a certeza de que ela realmente entendeu “tudo” e voltamos para casa com o coração cheio de alegria e de gratidão a Deus, que, naquele dia, concedeu-nos a graça de vivermos concretamente o Evangelho: “Eu vos darei cem vezes mais, em casas, mães, irmãos...” (Mc 10,30).

Dilma França Missionária da Comunidade Shalom 

Nenhum comentário: