[Bruna Frota, coordenadora do PJJ de Aracati e Jaguaruana]
Meu queridos irmãos, amigos e em especial meus queridos filhos!
Shalom!
Nesses últimos 10 dias vivi uma experiência inesquecível que queria partilhar com vocês. Quero te convidar a trilhar comigo uma grande aventura...
Viajei no dia 15 de Agosto para a Jornada Mundial da Juventude. No Aeroporto já sentia a grande emoção de viajar com outros jovens para um encontro com o Santo Padre Bento XVI. Antes de entrarmos para a sala de embarque, no nosso grupo havia um padre, cantamos uma música ao Espírito, e ele nos deu a benção da viajem.
Seis horas mais tarde chegamos a Lisboa, capital de Portugal, lá conhecemos alguns pontos turísticos e as 16:00hs viajamos para a tão esperada Madrid, lá despontaria um encontro magnífico do Papa com a juventude, o meu encontro com o Papa, o encontro da juventude de Aracati e Jaguaruana com o nosso “querido amigo”, como tantas vezes nos chamou ao longo desses dias.
Quando cheguei a Madrid me juntei a mais 450 jovens oriundos de varias partes do Brasil, depois de irmos à procura de algumas hospedagens enfim nos alojamos em Guadalajara, à uma hora (de trem) de Madrid. Começou a Jornada!
Nos dias que antecederam a Vigília,
visitei alguns lugares de Madrid como museus, Igrejas, praças, parques, e também participei das catequeses e dos shows brasileiros que aconteciam no Madrid Rio, um palco montado com fotos, uma réplica do Cristo Redentor, e muita animação dos brasileiros e estrangeiros que ali participavam. Em uma dessas vistas a uma das maiores praças de Madrid (onde estavam havendo as manifestações) vivi experiências incríveis, como ver alguns coreanos dançando em volta de um banner de Nossa Senhora, ao ver isso me deparei realmente com o que João Paulo II sempre disse: “É preciso que nasça uma nova civilização, a civilização do Amor!”.Nesses dias o que havia no meu coração a todo instante era que “Realmente Deus é o CENTRO de tudo!”. Ao ver centenas e centenas de jovens reunidos, passando pelas ruas e pelos metrôs, cantando na sua língua, do seu jeito, realmente cada vez mais afirmava dentro de mim... “Deus é o Centro de tudo”. A emoção de fazer parte dessa família, de fazer parte dessa Igreja faz toda a diferença e pulsava no meu coração as palavras de Bento XVI: “…a Igreja é jovem. Ela leva em si o futuro do mundo e por isso mostra também a cada um de nós o caminho para o futuro. A Igreja é viva e nós vemo-lo: experimentamos a alegria que o Ressuscitado prometeu aos seus. A Igreja é viva ela é viva, porque Cristo é vivo, porque verdadeiramente ele ressuscitou.”
Enfim chegou o grande dia da Vigília com o sucessor de Pedro, antes de sairmos de Guadalajara tivemos uma missa super ungida com padres shalom, ali naquela Eucaristia pedi a Nosso Senhor que me fizesse experimentar da sua amizade e da sua voz através daquele encontro com o Papa. Chegamos ao Aeroporto de Cuatro Vientos, lugar onde aconteceria mais tarde a vigília. Era incrível a alegria que naquele lugar contagiava quem estava por perto. Estava um calor insuportável, parecia que o céu estava bem mais perto da nossa cabeça, mas não tinha o que fazer, não tinha para onde ir, então éramos contagiados pela alegria do povo espanhol e em especial do povo italiano que estava do nosso lado. Passamos o dia atrás de água, tanto para beber quanto para nos molhar. Nessa tarde conheci várias pessoas, tanto do Brasil que não estavam no nosso grupo, quanto de outros países que comicamente se aproximavam para trocar regalos (lembranças).
As 19h20min o Papa chega a Quatro Ventos, naquele momento éramos 2,5 milhões de jovens, todos a uma só voz gritando: “Benedicto... Benedicto... Benedicto”. Não demora muito e o tempo fecha, e quando enfim o nosso “Querido amigo” vai nos falar, nosso Senhor deseja derramar sobre nós uma grande chuva da sua graça. A Água Viva, que como a Samaritana, havíamos pedido o dia todo. Nesse momento Deus não havia sido indiferente ao nosso clamor, derramou sobre nós a sua benção, e ao pedido de Bento XVI Ele cessa a chuva para escutarmos a sua palavra, só seu representante na terra para conseguir isso! Nesse momento eu vi mais de dois milhões e meio de jovens todos com frio, mas com o coração inflamadíssimo de amor gritando: “Esta El a juventude Del papa”.
Entre sorrisos e negações dizendo que não sairia dali, que a juventude precisava dele, Bento XVI fala a nossa linguagem, enquanto tantos repórteres, entrevistadores e jornalistas pensavam que ele iria falar da crise econômica da Espanha, que iria falar do aborto, do homossexualismo, dos manifestantes, ele falou a nossa linguagem, a minha linguagem, o que eu e você precisamos viver hoje... “Queridos amigos, que nenhuma dificuldade vos paralise: Não tenhais medo do mundo, nem do futuro, nem da vossa fraqueza. O Senhor concedeu-vos viver neste momento da história, repleto de grandes possibilidades e oportunidades, para que, graças à vossa fé, continue a ressoar o nome de Cristo em toda a terra.” Isso gerou no meu coração uma grande paz por saber que Bento XVI entende o que a juventude vive hoje!
Logo após, ele nos mostrou o grande Amigo... Tivemos a Adoração ao Santíssimo Sacramento, mais uma vez fiquei de boca aberta, os mesmos dois milhões e meio de jovens fizeram um silêncio imensurável, nesse momento diante do Cristo Vivo, Jovem, não tinha outra expressão no meu coração a não ser a gratidão por que Ele é real, Vivo, é Concreto e por que Ele envia a juventude de Aracati e Jaguaruana através de mim. Nesse momento também entreguei minha vida e minha juventude consumida em favor de todos os jovens, em especial os que Ele me confia, os meu queridos amigos e filhos!
No dia seguinte tivemos a missa com o Santo Padre, onde ele anunciou que a próxima Jornada Mundial da Juventude irá ser no Brasil, no Rio de Janeiro! Foi só alegria, vi gente pulando, gritando... “ôôô Benedicto o Brasil está contigo...”. E mais uma vez Bento XVI nos falou da escolha por Deus: “Queridos jovens e amigos de língua portuguesa, encontrastes Jesus Cristo! Sentir-vos-eis em contra-corrente no meio duma sociedade onde impera a cultura relativista que renuncia a buscar e a possuir a verdade. Mas foi para este momento da história, cheio de grandes desafios e oportunidades, que o Senhor vos mandou: para que, graças à vossa fé, continue a ressoar a Boa Nova de Cristo por toda a terra. Espero poder encontrar-vos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil. Até lá, rezemos uns pelos outros, dando testemunho da alegria que brota de viver enraizados e edificados em Cristo. Até breve, queridos jovens! Que Deus vos abençoe!”
Enfim a JMJ em Madrid finalizou com o grande envio missionário de Cristo aos Jovens,
“Queridos amigos!
Agora ides regressar aos vossos lugares de residência habitual. Os vossos amigos vão querer saber o que é que mudou em vós depois de vos terdes encontrado nesta nobre cidade com o Papa e centenas de milhares de jovens do mundo inteiro: Que ireis dizer-lhes? Convido-vos a dar um testemunho destemido de vida cristã diante dos outros. Assim sereis fermento de novos cristãos e fareis com que a Igreja se levante robusta no coração de muitos.
Nestes dias, quanto pensei naqueles jovens que aguardam o vosso regresso! Transmiti-lhes a minha estima, particularmente aos mais desfavorecidos, e também às vossas famílias e às comunidades de vida cristã a que pertenceis.” (Bento XVI) .
Aqui estou mais inflamada por amor a Deus e pela Igreja, me edifica saber que realmente “Deus é vivo, é real, é concreto”.
Deus abençoe!
Com certeza viveremos outras experiências em 2013 na JMJ do Rio de janeiro.
Shalom!
Bruna Frota
Nenhum comentário:
Postar um comentário